Contratando a mão de obra

Com uma idéia na cabeça, um projeto na mão comecei a fazer os orçamentos de mão de obra, fiz uma pequena relação de trabalhos profissionais que vou precisar:
- Pedreiro (Para colocar pisos, derrubar paredes, trocar o encanamento, trocar louças e metais sanitários);
- Eletricista: Como eu decidi trocar toda a parte elétrica, será necessário trocar fiação, redistribuir o quadro, trocar interruptores, luminárias;
- Marceneiro: Trocar as portas (vou manter os batentes porque são antigos e estão em ótimo estado), trocar os rodapés;
- Gesseiro: Como vou colocar roda-teto de gessos, fazer uma divisória de gesso;
- Pintor: Dará a cor a esta reforma, além de pintar colocarei massa corrida nas paredes para melhorar bastante o acabamento;
- Lixador: Responsável pela raspagem do taco e aplicação do sinteko ou bona.
O ponto de partida foi consultar amigos que reformaram, profissionais que já tive contato, pesquisar na Internet. Nunca perco de vista um conceito aprendido nos tempos de faculdade de que serviço é algo muito abstrato, porque um bom serviço para um, pode não ser um bom serviço para o outro. Mas creio que a essência é procurar profissionais que possuem comprovadas referências e experiências, de preferência que você possa visitar locais onde trabalharam e conferir a qualidade do serviço, dos acabamentos e do resultado final.  
Após contratar, não adianta transferir a responsabilidade para o profissional, com todas as idéias escritas, os planos prontos creio que seja mais fácil se comunicar com o profissional. Bons profissionais saberão ouvir suas idéias e terão percepção e conhecimento de apontar falhas que a sua falta de experiência não identificaram. Não desanime, ouça e procure alternativa que concilie a viabilidade técnica e aquilo que você sonha: às vezes a opinião pode aperfeiçoar o seu sonho.
Voltando ao aspecto prático desta fase, contatei alguns profissionais, marquei visitas e solicitei orçamentos. Tinha várias dicas, mas optei por três profissionais em função do resultado da equação profissionalismo, qualidade do trabalho, prazo de disponibilidade. Sim, os bons profissionais não estão a sua disposição hoje, é necessário programar o início e tempo de duração, afinal ninguém aqui está afim de atropelos e surpresas desagradáveis.
Percebi que estes profissionais de um modo geral possuem múltiplas habilidades e possuem parceria com os complementares. Consegui um pedreiro que também faz toda a parte elétrica, tem parceria com um gesseiro e um marceneiro e pinta.
Nem sempre o melhor profissional acaba sendo o mais caro. Este profissional, chamado Pedro possui preço 20% inferior ao segundo lugar em preço, com pintura, elétrica, gesso e serviço de marcenaria inclusa, totalizando todos os serviços eu creio que a diferença fica em 50% mais em conta. Eu comparo com a reforma que fiz no ano passado em outro imóvel.
O pedreiro chegou, ouviu minhas idéias, fez suas anotações, me explicou eventuais dificuldades, deu a previsão de tempo de início, tempo de trabalho, número de pessoas e me pediu um prazo para apresentar o orçamento. Após quatro dias ele já me passou um e-mail, relacionamento os serviços e fazendo uma relação prévia de materiais que eu tenho que disponibilizar para o início da obra, coisas básicas: metragem de piso para o chão, parede, quantidade de fios, argamassa, rejunte, cimento, cal, areia, etc. Os demais itens dependem muito do que você vai incluir no projeto, você terá que fazer algumas listas.
Após definido o profissionais faça um contrato, basicamente documentando tudo que é responsabilidade deste profissional, prazo, cronograma de pagamento, em resumo, tudo que acordaram verbalmente. Na assinatura do contrato forneça e exija cópia de RG, CPF e comprovante de endereço, para que se necessário você possa exigir a responsabilidade civil deste profissional, embora ninguém aqui goste de briga é necessário oferecer garantias para as partes.
Vou postar aqui um modelo de contrato que achei na internet e é bem adequado neste momento, simples, mas objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário