Medindo e desenhando o layout

Minha mãe sempre conta que quando eu era pequeno vivia dizendo que seria Engenheiro Civil, influência do meu tio Esaú, vivia agarrado nas réguas e nos blocos de desenho rabiscando modelos de casa...
Eu cresci e alguns sonhos ficaram para trás, após passar pelos cursos de Química, Comércio Exterior, acabei me formando em Ciências da Computação.
Eu acho que até tenho algum talento para desenho, mas quem realmente me socorreu na hora de fazer o layout foi um programa da Microsoft chamado Visio. Há várias outras ótimas opções no mercado para esta tarefa, com modelinhos, móveis, paredes, setas de dimensão.
Achei muito importante fazer um desenho com todas as medidas e a configuração atual do apartamento. Primeiro peguei um papel em branco, lapiseira e uma trena e rascunhei todo o formato, medi todas as paredes, portas, janelas, posição do encanamento, ralos, pé direito (altura do chão até o teto), posição de colunas, pilares... fiz uma "planta" do apartamento. É feio falar em planta, pois é coisa de profissionais como engenheiros, desenhistas e projetistas, nós, reformadores de plantão simplesmente desenhamos layout.
Entender bem como é o meu atual apartamento foi decisivo para a segunda fase, desenhar como eu queria o meu novo lar. Consegui entender qual o potencial e as restrições do espaço.
Se eu tivesse um orçamento folgado teria procurado um engenheiro ou um arquiteto, ou que quem sabe os 2 profissionais, pois eles são os profissionais indicados para essas atividades.
Por isso, no meu desenho eu tive o cuidado de respeitar os aspectos estruturais, não mexendo em colunas, pilares, alicerces e paredes que possuem funcionalidades importante na estrutura do imóvel.
Há também algumas restrições, você não pode simplesmente colocar o banheiro no lugar do quarto ou a cozinha na sala. Temos que observar onde estão os pontos de esgoto, água potável e posição das janelas que irão arejar, tirar a humidade, fumaça e ensolarar os ambiantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário